Login/Entrar
|
Línguas/Language
|
Start Page
Search: Advanced search
Go back
Faculty:
Select faculty
Faculdade de Pedagogia / Pedagogy
Faculdade de Desenvolvimento Comunitário / Fighting with The Poor
Short Courses – Development Instructors EN
Short Courses – People’s Coach PT/EN
Short Courses
ISET - One World Presencial
EPF - Programa de 1 Ano
EPF - Programa de 3 Anos
IP Nhamatanda e Nacala
Certificado Professores Graduados Para a Resiliência Comunitária
Study area:
Select course
People's Coach - Fighting with The Poor
People's Coach - Lutando ao Lado do Pobre
People's Coach - Community Development Worker
People's Coach - Trabalhador de Desenvolvimento Comunitário
People's Coach - Pedagogy
People's Coach - Pedagogia
People's Coach - Fighting Global Warming and Climate Change
People's Coach - Combater Aquecimento Global e Alterações Climáticas
People's Coach 2 Second Year - Pedagogy
People's Coach 2 Second Year - Fighting With The Poor
Subject:
Select subject
O Mundo da Política
Domínio do Mundo Material
Agricultura
Lutando ao Lado do Pobre
Trazendo-O ao Público
Disciplinas Pequenas
Período de treinamento
Section:
Select section
Políticas num mundo dominado por capitalismo globalizado - Período 1
Encontrar caminhos melhores - Período 1 e 2
Ler um livro relevante para O Mundo da Política - Período 3
Tempo de acção - Período 2 e 3
Exames - O Mundo da Política - Período 3
Type:
Training
To Tutor
For Evaluation
Exam Task
Courses
Experiences
Curriculum:
Curriculum
Curriculum+
Curriculum++
Sequence:
Title:
Wording:
A tarefa consiste em estudar como movimentos populares e alguns líderes políticos escolham tomar a liderança na luta contra o aquecimento global.
Time:
hours
Introduction:
<div style="text-align: justify;"> A luta contra o Aquecimento Global e as Alterações Climáticas, pela nossa sobrevivência comum, é uma luta muito complexa. Porque não se trata apenas de mudar as nossas fontes de energia ou fazer com que todos os países assinem um tratado específico com promessas concretas.<br /> O sistema capitalista construiu o seu crescimento durante os últimos 200 anos com base no uso sempre crescente de combustíveis fósseis. Portanto, para inverter esta tendência, estamos a enfrentar forças muito poderosas.<br /> <br /> Para realmente combater as alterações climáticas, os países mais ricos do mundo têm de assumir a responsabilidade pelo seu presente e pelo seu passado, e mudar muitas coisas fundamentais nas suas sociedades, para o bem da humanidade. Eles têm de investir na descoberta de fontes de energia novas e limpas, mas também aceitar uma sociedade com menos transporte de bens pelo mundo, com menos consumo e com mais transportes colectivos.<br /> <br /> O mundo rico tem de se tornar sustentável, e isto vai contra a natureza do sistema económico dominante, como se tem verificado durante os últimos 500 anos de exploração mundial. Em todo o lado, a história tem sido a mesma: as comunidades locais sustentáveis ou os povos indígenas ou países inteiros são destroçados pela caça ao lucro por parte do Ocidente.<br /> <br /> Primeiro foi através da colonização militar e depois através da colonização financeira por meio das estratégias de mercado livre impostas pelo Banco Mundial e as grandes companhias transnacionais. A história é a mesma – o que realmente move o motor destes países “desenvolvidos” é o lucro e o crescimento económico, e para eles não interessa muito que estes sejam alcançados através da exploração de outras pessoas.<br /> <br /> Agora a exploração é contra a própria Terra, e o capitalismo global está a cortar o ramo da árvore em que a humanidade está sentada. E eles estão a fazê-lo, sabendo bem que isto está a acontecer. Eles simplesmente não conseguem parar – continuar a procura pelo lucro está incorporado no sistema capitalista.<br /> <br /> Até agora não tem havido sinais de os grandes poderes no sistema capitalista tomarem medidas sérias na luta contra o Aquecimento Global.<br /> A mudança tem de vir de muitas pessoas – das massas. As massas podem exigir firmemente que os seus líderes políticos coloquem os interesses das gerações futuras antes dos interesses das grandes empresas. Pode-se investir em energias renováveis. Pode-se falar no sentido de incentivar uma mudança global nos padrões de consumo.<br /> Cabe às pessoas exigir isto. Podem criar movimentos sociais a uma escala em que se torne impossível ignorá-los e podem fazer com que isso aconteça em comunidades locais em todo o mundo.<br /> Pode-se assumir a responsabilidade e acabar por formar movimentos populares que mostrem o poder de muitas pessoas juntas e assim mostrem um caminho em diante na luta contra o Aquecimento Global.</div>
Directive:
<ol> <li> Leia os ficheiros em anexo.</li> <li> Descreva o objectivo do movimento de desinvestimento e porque é que ele pode ser eficaz na luta contra as políticas das grandes empresas de energia.</li> <li> Considere as acções dos líderes do seu país e descreva se, na sua opinião, eles mostram compromisso para lutar contra o Aquecimento Global.</li> <li> Considere se existem questões relacionadas com o Aquecimento Global e as Alterações Climáticas na sua região que poderiam ser usadas para unir muitas pessoas e fazer pressão sobre os governos para agirem.</li> <li> Envie as suas descrições e considerações ao seu tutor.</li> </ol> <br /> Ficheiros:<br /> <br /> F1. <u>Chile fecha a comporta da HidroAysén e a Patagônia comemora,</u> de www.envolverde.org.<br /> <br /> F2. <u>Uso do “fracking” na Califórnia é contestado</u>, de www.esquerda.net.<br /> <br /> F3. <u>Faça com que o BERD pare de investir em combustíveis Fósseis</u>, de http://act.350.org.<br /> <br /> F4. <u>Mapa inédito coloca o Brasil em 3º lugar em conflitos ambientais</u>, de Centro de Estudos Ambientais.
Preview:
Files:
Requirement:
No.
Title
Type
Edit
Delete
Examination:
No
Internal
External
Language:
English
Portuguese
Search words:
Movimentos,lutam ,Aquecimento Global, Alterações Climáticas, justiça, climática.
Status:
In progress
';
Complete
';
Vouching:
1